A ARTE DE ATIRAR PEDRAS


Jo.8.1-11

“Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério, fazendo-a ficar de pé no meio de todos, disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na leis nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se escrevia na terra com o dedo. Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava. Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.
Neste clássico episódio ocorrido no ministério terreno de Jesus, nos deparamos com um quadro que mostra a grande diferença entre a religião exercida pelos homens e o verdadeiro evangelho trazido e vivido pelo Senhor Jesus. Na história desta mulher vemos alguns pontos importantes acerca dessa pseudo-religião exercida pelos escribas e fariseus daqueles dias, que nos leva à reflexão sobre o farisaísmo exercido ainda hoje. Notemos então:
a) A religião se coloca acima do ser humano. Apesar de passar toda sua vida vivendo uma religião ritualista e legalista, aquela mulher não pode encontrar uma porta de escape. Seus mentores só podiam condená-la à morte, pois era isso o que ordenava a religião judaica. O interesse pelas regras e leis estava acima do valor da vida humana.
b) A religião torna os homens egoístas. Esses homens usaram aquela mulher, expondo-a perante toda a multidão, simplesmente para a consecução de seus próprios propósitos, os quais eram conseguirem pegar Jesus em qualquer contradição legal ou de seus ensinamentos
c) A religião leva o homem a exercer o juízo e não a misericórdia. Embora, desde de criança servisse àquela religião, todos, inclusive seus amigos, estavam ali para condená-la e, com pedras nas mãos, executá-la.
d) A religião leva o homem a se ver melhor que os outros. Aqueles homens são convidados por Jesus a atirarem “a primeira pedra”, caso não tivessem nenhum pecado. Só quando confrontados com a palavra de Jesus foi que perceberam que eram tão pecadores quanto ela.

Não é com pedras que se reforma caracteres. Só pode atirar pedras àqueles que se encontram em condições morais para tal, no entanto, aquele que, por sua pureza interna, pela vida reta e santa, pode atirar pedras, não o faz, ao contrário, manifesta o amor e o perdão. Naquele ato, somente Jesus tinha condição para apedrejar; contudo, Ele envolveu aquela infeliz no seu manto de amor e misericórdia. Que exemplo maravilhoso para os dias em que vivemos. Quantos se comprazem em jogar pedras, em ferir, em desmoralizar.
Numa das obras de Cecília Meireles, lemos a história de um famoso poeta japonês chamado Bachô, muito conhecido pela brevidade de suas composições. Certa vez um de seus discípulos trouxe-lhe um “hai-kai” (poema de dezessete sílabas) para ele o apreciar. Era assim o poema:
“Uma libélula rubra
Tirai-lhe as asas:
uma pimenta.”
Bachô, diante da imagem cruel, corrigiu o poema com uma simples modificação:
“Uma pimenta
Colocai-lhe asas:
uma libélula rubra.”
E Cecília Meireles conclui: “Este pequeno exemplo de compaixão, conservado num breve poema japonês de trezentos anos, emociona e confunde estes nossos grandiosos tempos bárbaros. Mas sua luz não se apaga, e até se vê melhor – porque vastas e assustadoras são as trevas dos nossos dias.”

O legalismo da religião nos tem cegado os olhos para o amor e a misericórdia. Não sejamos religiosos, mas cristãos. Devemos servir a Deus com todo o nosso coração. Enquanto não colocarmos nosso coração em tudo que fazemos, não passaremos de religiosos.

É melhor transformar pimentas em libélulas. É mais nobre e bíblico dar a mão aos caídos e ajudá-los a subir ao pedestal glorioso onde Deus está. É agradável ao Senhor o fato de suportarmos os fracos, levar a carga do nosso irmão sofredor, chorar com os que choram. Jesus disse: “...se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.” (Mt 5.20)

“Não é suficiente a observância de leis e costumes; precisa-se certa realidade espiritual produzida pelo relacionamento com Deus pela fé que resulta numa retidão interna refletida pela expressão externa” (Russell P. Shedd).

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EU SOU A VOZ

DIA DOS PROFESSORES