A FAMÍLIA DE JESUS

Mt.1.1-17

Essa pequena reflexão é fruto de um sermão que foi fruto de uma grande reflexão.
Quando olhamos para esse texto, na verdade quase nunca nos chama a atenção ou nos atrai de alguma forma. Mas descobri algumas coisas importantes nele e quero compartilhar com meus leitores. Até porque esse relato não estaria aqui se não fosse importante. Que importância seria essa? Qual a importância da genealogia de Jesus descrita por Mateus? Vejamos:

1)    Mostrar a importância da família.
  •  Deus começa o mundo com uma família. Criou Adão e Eva e os juntou em família para que pudesse multiplicar.
  • Deus, quando resolveu constituiu um povo para si, o fez a partir de uma família, a família de Abraão.


Temos dois nomes importantes nessa genealogia: Davi e Abraão.  Abraão está neste primeiro versículo para provar que Jesus é verdadeiramente um judeu. Pertence ao povo de Deus. O nome de Davi consta para provar sua linhagem real. Isso mostra que todos descendemos de alguém. Alguém que nos dá forma humana, nos faz gente, nos dá cidadania, nos acultura. Nossa identidade está ligada à nossa família. Então ela é talvez o elemento mais vital em nossa existência em sociedade. Nossa base, nosso porto seguro, nosso referencial de vida. Muitos desprezam sua família sem entender sua real importância em nossas vidas.
Jesus aqui nos dá o exemplo de que sua família era importante pra Ele, tanto que conduz Mateus a registrá-la. Quer exibi-la, mostra-la, pois orgulha-se de possuir uma.

2)    Mostrar a universalidade de Deus.

Vamos perceber que a família de Jesus não é composta somente de judeus. Pelo contrário ao longo dos séculos foram sendo incluídos outros povos. Vejamos que Tamar e Raabe eram Cananita. Rute era Moabita e Bate Seba era Hitita. Essa participação, que poderia ser considera impura, nos mostra a universalidade de Deus. Desde o Antigo Testamento Deus vem se mostrando um Deus universal. Ele não faz acepção de pessoas, raças, culturas. Tanto é que Jesus morreu por todos os povos, bem como também nos enviou a pregar a todas as pessoas. Não podemos fazer discriminação de espécie alguma. Os judeus sempre consideram Deus como sendo uma propriedade particular deles. Nós também as vezes consideramos que Deus é somente nosso para os integrantes de nosso credo. Então uma péssima noticia para os que assim pensam: DEUS É UNIVERSAL! Ele sempre se interessou por todas a nações. Quantas vezes enviou mensagens proféticas a tantas nações, procurando corrigir seus erros, da mesma forma que fazia com Israel.
   
3)    Mostrar a inclusão dos excluídos.

Existem cinco nomes que não deveriam estar incluídos na lista de parentes – Tamar, Raabe, Rute, Bate-Seba e Maria, pelo fato de serem mulheres. Na lista deveriam constar só os homens, pois as mulheres não eram contadas, faziam parte dos excluídos da época. Mas elas aparecem aqui para também mostrar que Deus incluiu em sua lista de ascendentes também as pessoas que eram excluídas, que não tinham valor social ou que não eram consideradas importantes.
Na família de Jesus são incluídos tantos outros  que seriam reprovados, ou ocultados por nós. Deus incluiu Abraão quando ainda era idólatra, Jacó em vez de Esaú, Davi em vez de Saul, Salomão em vez de seus irmãos. 
E o que dizer do grupo daqueles que se tornaram discípulos de Cristo? Jesus incluiu eu seu grupo a Tomé o incrédulo, Simão o zelote, Mateus o publicano. Incluiu a Paulo o perseguidor da Igreja. Incluiu em seu grupo de discípulos Maria Madalena, a mulher adúltera, a mulher pecadora que ungiu os seus pés, a samaritana do poço de Jacó, as criancinhas que vieram a Ele, os leprosos considerados imundos, a mulher do fluxo de sangue, o centurião romano, Jairo um presidente de sinagoga judaica, Nicodemos que pertencia ao Sinédrio e um malfeitor crucificado. Mais do que isso, Deus incluiu a mim e a você.

4)    Mostrar a graça de Deus.

Mas é preciso observar que essas mulheres mencionadas na genealogia não eram santas, virtuosas, ilustres na memória do povo. Ao contrário era mal afamadas. Vejamos seus históricos:
a)     Tamar. Finge de prostituta e engana o próprio sogro, engravidando dele.
b)     Raabe. Era a prostituta que esconde os espias hebreus e tem sua família salva da destruição de Jericó.
c)  Rute. Era descendente de Moabe, que por sua vez era nascido de uma relação incestuosa de Ló com sua filha. Ela era idólatra.
d)    Bate-Seba. É a mulher com quem Davi comete adultério e por quem ordena a morte de Urias
e)   Maria. A Noiva de José que fica grávida, antes do casamento, ficando assim exposta à morte e para piorar a situação o bebê nem era do seu noivo.
 Essas mulheres aqui apresentadas nos leva a entender mais a graça de Deus. E a graça de Deus é demonstrada aqui em dois grandes aspectos:
  1.  Jesus não se envergonha de seus ascendentes. Faz questão de relaciona-los como seus pais. Raabe inclusive é relacionada na galeria dos heróis da fé. Ele não se envergonha do passado deles, porque sabe que todos têm passado, mas que podem ter presente e futuro totalmente diferentes. Moisés é o grande exemplo do Velho Testamento juntamente com Davi. Paulo é o do Novo Testamento, e Agostinho é da história da Igreja Medieval. Todos venceram seus passados ruins e construíram futuros grandiosos.
  2. Jesus perdoa seus ascendentes. Ao destaca-los em sua genealogia, mostra que os havia perdoado. Jesus dá mais valor ao perdão que ao pecado, diferentes de nós que valorizamos mais o pecado que o perdão. Em nossa teologia o pecado é mais forte que o perdão, suas conseqüências mais arrasadora que o poder purificador do sangue de Cristo. Aliás, em nossa teologia, existem pecados que o sangue de Cristo não perdoa, somente a nossa penitência. Na Bíblia o perdão supera o pecado, retira sua mancha, desfaz suas conseqüências (a morte), restaura a comunhão.
Se existe uma coisa importante para terminarmos essa reflexão é: Fazemos parte dessa família! Pode não ser uma família perfeita, seus integrantes podem não ser os mais ilustres e afamados; mas receberam o direito de serem chamados "filhos de Deus".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EU SOU A VOZ

DIA DOS PROFESSORES